Mais um

Um desabafo. Mais um sobre feminismo, desculpa.
 
Dou aulas de inglês para crianças e adolescentes. Enquanto coisas incríveis acontecem, coisas chatas matam a esperança na humanidade.
 
Exemplos.
 
Perto do Dia das Mães, um aluno menino estava reclamando de ter que usar saia numa apresentação, indignado. Eis que uma colega dele, que parecia estar dormindo na sala, levanta a cabeça e diz “Realmente, a sua sexualidade é tão frágil que pode ruir se você usar uma saia”. E ainda deu pra falar de Marie Curie na aula, o que fez as meninas saírem saltitando de alegria e os meninos com aquela cara de pensativos. Foi um dia legal.
 
Mas hoje, no Dia do Desafio, fiz uma atividade que envolvia corrida. Dividi eles em dois grupos. Eis que, depois de umas três rodadas, um aluno grita “Como assim, a gente tá perdendo? O nosso time tem mais guris que o time deles, a gente tem que ganhar!” e eu engoli seco. A menina no time dele, no entanto, não deixou barato. “Cala a boca, idiota, se tu é machista desse jeito, troca de escola, que eu não quero estudar contigo!” Tive vontade de aplaudir.
 
Só que, né. Eu fui tentar dar lição de moral. Depois de terminar a atividade, conversei um pouquinho com eles e perguntei o que aquilo queria dizer. “Homens são melhores em esportes”. Não sou nenhuma estudiosa do feminismo, então não tive muitos recursos pra falar com ele. Contei da Mia Coutinho, uma powerlifter de 1,60m que ergue 300 kg, e recebi o argumento de que ela era uma exceção. Okay.
 
“Me diz, teacher, uma invenção que tenha sido feita por mulheres”
 
E aí eu quero bater com minha cabeça na parede, porque não de uma resposta digna.
 
Eu disse “Que tal o Raio X? Que tal a ambulância? A geladeira e o computador?” e ele ficou quieto.
 
Deveria ter dito “E o wi-fi? E o colete a prova de balas? E o aquecedor central? E a cerveja? E a máquina de fazer sorvetes? E a máquina de lavar louça? E o escorredor de arroz? E o bote salva vidas? E o primeiro software de computadores? E todas as mulheres que inventaram alguma coisa e tiveram que colocar no nome dos maridos?”
 
E todas as forças do meu corpo estão reunidas em não pegar o celular e mandar um whatsapp para esse aluno listando todas as invenções que eu posso descobrir que tenham sido feitas por mulheres.
Melhor seria mandar no grupo da turma. E conseguir mais uma lista de mulheres que são melhores que homens nos esportes. E, no fim, escrever “Então corra como uma menina e faça ciência como uma menina. Assim, dá pra gente mudar o mundo”.
Mas sou contida.
Ou idiota.
Ainda não tenho certeza.
Anúncios

Não me siga, eu também estou perdida.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s