Aquela vontade

Tenho várias turmas ótimas. Mesmo, são todas incríveis de maneiras estranhamente parecidas. 

Meus alunos mais novos tem 12 anos. É uma turminha de teen, pre adolescentes. 

E eu tenho uma vontade enorme só de conversar com eles. Contar histórias e coisas.

Por exemplo, tem uma aula sobre arte. Quero contar pra eles quem foi Jaqueline Dupre e como ela é a maior violoncelista de todos os tempos, mas que parou de tocar com 28 anos por causa de esclerose múltipla. Quero contar sobre o urinol de Duchamp e como ele rompeu com os padrões tradicionais de arte. Quero explicar que funk é sim uma forma de arte. Gravar na cabeça deles que não se julga arte como boa ou ruim. Que o objetivo da arte não é nos acalantar, mas nós inquietar e causar desconforto. Que hominídeos antigos só são considerados evoluídos quando começam a ter resquícios de materiais decorados, sem função sobre estética. Mostrar Banksy e explicar porque o cara é genial. 

A próxima unidade é sobre dinheiro. Quero falar pra eles como acontece a inflação. Contar a história das tulipas da Holanda e de onde vem a expressão salário. Mostrar a pirâmide de Maslow, e fazer com que eles entendam a diferença entre necessidade e desejo. Trazer uma coleção de moedas de diferentes lugares do mundo e fazer com que eles adivinhem de onde elas são. Explicar a noção de custo, e os custos não monetários que são pagos por todo tipo de produto. 

No fim, quero trabalhar minha vaidade intelectual e parecer inteligente. Mas quero ver eles saindo por aí exibindo tudo que podem ter aprendido comigo. 

Tenho sérios problemas. 

Anúncios

Não me siga, eu também estou perdida.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s