Aquela vontade

Tenho várias turmas ótimas. Mesmo, são todas incríveis de maneiras estranhamente parecidas. 

Meus alunos mais novos tem 12 anos. É uma turminha de teen, pre adolescentes. 

E eu tenho uma vontade enorme só de conversar com eles. Contar histórias e coisas.

Por exemplo, tem uma aula sobre arte. Quero contar pra eles quem foi Jaqueline Dupre e como ela é a maior violoncelista de todos os tempos, mas que parou de tocar com 28 anos por causa de esclerose múltipla. Quero contar sobre o urinol de Duchamp e como ele rompeu com os padrões tradicionais de arte. Quero explicar que funk é sim uma forma de arte. Gravar na cabeça deles que não se julga arte como boa ou ruim. Que o objetivo da arte não é nos acalantar, mas nós inquietar e causar desconforto. Que hominídeos antigos só são considerados evoluídos quando começam a ter resquícios de materiais decorados, sem função sobre estética. Mostrar Banksy e explicar porque o cara é genial. 

A próxima unidade é sobre dinheiro. Quero falar pra eles como acontece a inflação. Contar a história das tulipas da Holanda e de onde vem a expressão salário. Mostrar a pirâmide de Maslow, e fazer com que eles entendam a diferença entre necessidade e desejo. Trazer uma coleção de moedas de diferentes lugares do mundo e fazer com que eles adivinhem de onde elas são. Explicar a noção de custo, e os custos não monetários que são pagos por todo tipo de produto. 

No fim, quero trabalhar minha vaidade intelectual e parecer inteligente. Mas quero ver eles saindo por aí exibindo tudo que podem ter aprendido comigo. 

Tenho sérios problemas. 

Não me siga, eu também estou perdida.

