Os tais dos cursos livres

Esses dias estava comparando a escola tradicional com os chamados cursos livres.

Metade da minha família leciona em escolas tradicionais. Eu, a grande rebelde, estou dando aula em um curso livre. AKA, um curso de inglês.

Não tenho uma percepção muito profunda do procedimento de uma aula tradicional, só o que eu lembro dos tempos do colégio. Professor prepara aula, passa conteúdo no quadro, manda tema, corrige tema, responde perguntas, aplica prova, corrige prova e dá nota. Isso num esquema ultra simplificado.

Fiz dois treinamentos esse ano para professores de inglês. E é complicado. Não só porque estamos falando de educação, que já é difícil. Mas porque o cursinho de inglês não é obrigatório, o aluno poderia ficar em casa jogando videogame. E as aulas precisam ser mais divertidas do que jogar videogame. Você tem turmas de no máximo dez alunos, então precisa ser amigo deles, pelo menos dentro da sala. E precisa chamar atenção dos seus amigos, corrigir pronúncia e gramática.

E ninguém gosta do amigo que corrige pronúncia e gramática.

Aí você engana com jogos. Mas nem sempre funciona, então tem que planejar jogos muito bem planejados e discretamente educativos.

É cansativo.

Mas divertido.

Mas cansativo.

Mas divertido.

E fico nesse loop pra sempre.

 

Um pensamento sobre “Os tais dos cursos livres

  1. O sistema de ensino tradicional é uma bosta, eternamente broxante não importa o quanto a gente goste da matéria… O foco é nas provas e nas coisas que elas (não) provam. Por isso que tranquei a faculdade, acho tudo um porre, mas quero continuar aprendendo então estou esperando acabarem as dívidas para fazer alguns cursos livres – não de inglês haha – porque pelo menos o foco é em aprender coisas mesmo

    beijo! ♥

Não me siga, eu também estou perdida.

