Filmes Nacionais

Numa das minhas primeiras aulas de cinema, lá nos idos anos de 2010, minha professora passou dois filmes nacionais pra gente. De alguma maneira, aquela professora conseguiu pra gente não só o filme, mas também o roteiro. Isso me marcou muito… Para análises, víamos coisas como O Clube da Luta ou O Show de Truman. Pra estudar roteiros, Carandiru e o Contador de Histórias.

E lá por 2011 também, eu assinava Sky, e acompanhei confusa o projeto da Lei 12.485/11, que obriga os canais de televisão por assinatura a exibir programação nacional.

Via atores e atrizes explicando que aquilo era horrível, que estavam ferindo o direito de liberdade de escolha do telespectador brasileiro. Ora, se o público queria ver programas brasileiros, os veria na televisão aberta. Televisão fechada era pra trazer coisa de fora, coisa bem feita, com roteiros inteligentes.

Lembro que foi uma das primeiras notícias que eu pesquisei antes de formar minha opinião. As emissoras teriam que transmitir 2 horas por semana de conteúdo de produção brasileira, sem contar telejornais.

O escândalo todo era por 2 horas na semana, que poderiam muito bem ser as quatro da manha, ninguém ligava.

A Lei passou, apesar daqueles atores e atrizes (que eu considero hipócritas).

Em 2012, o consumo de filmes brasileiros no cinema aumentou 300%. Não, eu não digitei errado não, foi trezentos mesmo. E só no primeiro semestre.

Gosto da Lei 12.485/11.

E a emoção que eu sinto quando encontro o trailer de um filme brasileiro que tem tudo pra ser foda é enorme.

Mas aí eu lembro que o cinema mais próximo de mim fica a 60 kilômetros. E ele não passa filmes nacionais.

Sabor amargo da vitória, me rendo a pirataria. Que também não é lá essas coisas pra filmes nacionais, a maioria deles fica de fora.

Esperando ansiosamente a estreia de “Tudo que nós aprendemos juntos”, do Sérgio Machado, com o Lázaro Ramos, que é uma história que eu estou louca pra ver, mas que não vai passar em cinema nenhum perto de mim.

Não me siga, eu também estou perdida.

