Professorando

Então faz pouco mais de dois meses que eu estou dando aulas de inglês em um cursinho. Uma renda modesta para poder patrocinar meu vício por… Bem, no momento, pizza. Enfim.

Tenho três turmas e vários alunos individuais que me ocupam por cerca de oito horas semanais. Fico frustrada quando vejo que eles tem dificuldades e não consigo ajudá-los, mas me encanto quando vejo qualquer avanço. Uma turma em particular parecia ter diversas dificuldades até que, depois de uma conversa honesta, eles deram uma guinada no desenvolvimento e me deixam de queixo caído por entenderem num piscar de olhos coisas que eu levei semanas ou meses pra dominar.

E tenho uma turma de adolescentes que me deixa intrigada, porque eu não fui adolescente como eles são. Fui completamente diferente, como aquela menina que eles dizem que não suportam porque é chatinha, metida a inteligente e reservada. Por outro lado, me identifico muito com eles. São sonhadores, não tem ideia do que querem da vida ou do mundo e muito interessados. E tem pingos feministas, que, desculpem, mas subliminarmente eu incentivo.

Então, não tem como não amar esses meus aluninhos teens.

Eis que um dia eu estava corrigindo algumas lições na sala de aula e ouço a dona da escola perguntar para uma aluna sobre mim. Estiquei o ouvido pra escutar.

“A outra professora era muito boa, passava todo o conteúdo… Mas com a Mariana, eu não sei. Eu sinto como se eu saísse mais inteligente a cada aula. Ela passa o conteúdo e rende muito, ela explica e traz um monte de coisa diferente.”

E aí eu entendi o masoquismo de pessoas que se dispõem a serem professores, mesmo sendo uma profissão tão ingrata.

Uma chaminha quente se acendeu no meu coração naquela hora.

Um pensamento sobre “Professorando

  1. Que lindo Nee-chan! Minha mãe fala muito sobre isso quando ela volta pra casa depois de dar aula, ela já tá cansada e mais desiludida com a profissão, mas ela diz que isso é culpa dos alunos que estão cada vez mais vazios e supérfluos, eu não tenho paciência pra ensinar nada pra ninguém hahaa mas deve ser muito gratificante mesmo ver alguém melhorar em algo graças a sua ajuda…

    Tenho certeza que você arrasa e esses alunos tão mais do que certos de te elogiar assim! :3

    kissu <3

Não me siga, eu também estou perdida.

