NÃO SOLTE O VOLANTE

Eu tenho o incômodo hábito de interpretar letras de música. Isso começou acho que lá por 2010, quando eu e duas amigas da faculdade começamos a tentar entender o que as músicas sertanejas que o motorista ouvia significavam de verdade.

Em “Meteoro da Paixão”, do Luan Santana, a gente chegou a conclusão de que ele era Deus e tinha se apaixonado por uma humana, que provavelmente era atéia e não dava bola pra ele, então ele começou a jogar pragas e maldições pra chamar a atenção da menina. Pra você ver o nível da viagem que a gente fazia com essas análises.

O problema é que isso virou um hábito incontrolável, e afeta a maneira como eu escuto músicas. “Whistle”, do Flo Rida, era uma música que eu curtia a batida… Até prestar atenção na letra. Erm. Não gostei. Até hoje eu fico bem incomodada se escuto essa música. Ou “Candy Shop”, do 50 Cent. Ou “Just a Kiss”, do Lady Antebellum… Sei lá, não gosto que falem de sexo oral, mas também não gosto de mensagens de celibato.

Não consigo pensar em muitos exemplos nacionais porque faz tempo que eu não escuto nada nacional que seja chocante… Ah, tem as da Maria Gadu, que trazem muitas mensagens de aceitação da sua sexualidade e histórias de mulheres oprimidas por serem forçadas a manterem relações com homens. São bonitas, não me incomodam.

Mas se teve uma que ganhou o prêmio foi “Jesus Take The Wheel”, da Carrie Underwood.

Sério. Alguém já prestou atenção na letra dessa coisa?!

A mulher estava andando de carro com os filhos, tava indo rápido demais, se assustou porque achou que ia acontecer um acidente, afundar num lago congelado, sei lá, e… LARGOU O VOLANTE!!! E MANDOU JESUS DIRIGIR!!! Porque, né, essa é a reação que vai salvar a vida de todo mundo.

Não me leve a mal, mas mesmo que Jesus conseguisse pegar o volante, eu tenho certeza que ele não tem carteira de motorista e não sabe dirigir.

E a música ganhou um Grammy.

Alguém por favor compara os dados de acidentes de carro antes e depois dessa música?

Gente. Não. Soltar o volante não é uma escolha segura.

Não me siga, eu também estou perdida.

