Rascunhos

Numa das minhas primeiras aulas na Publicidade, um professor passou um documentário.

Eu já estava de saco cheio por ter que fazer aquela matéria. Já tinha feito Editoração no Jornalismo, e agora tinha que fazer Editoração na Publicidade. As matérias não se equivaliam, porque o Jornalismo trabalha mais com InDesign e Photoshop, e a Publicidade com o Corel.

É, eles passaram o Corel na faculdade e depois tiveram o peito de dizer que nenhum profissional que se preze usa o Corel. Mas, enfim, divago.

Não lembro sobre o que era o documentário (ou era sobre a Coca-Cola ou sobre o logo do Itaú), mas lembro de uma das pessoas que falava lá. Era um senhor meio minguadinho, com cabelos grisalhos e um ar de desiludido com a vida. Ele deu uma daquelas risadas misturadas com suspiro e disse:

“Nós trabalhamos com publicidade. Não estamos salvando vidas. Tudo que podemos fazer é que seja divertido.”

O professor, depois de encerrado o documentário, disse que o tal fulano era pessimista e que tinha uma visão deturpada sobre o que era e o que fazia a publicidade.

Naquela época, no longínquo ano de 2011, eu estava crente que sairia da faculdade e seria uma Diretora de Arte (socorro) muito bem sucedida, mas a frase me marcou. Desenhei ela no caderno, como se fosse um cartaz colado em uma parede qualquer. Estava mexendo nos meus cadernos antigos e achei o desenho. Não consegui coragem pra jogar fora.

Eu já achava meu professor meio idiota antes, então talvez isso tenha colaborado para que eu concordasse com o fulano.

Que pelo menos seja divertido.

Não me siga, eu também estou perdida.

