Ensaio

Acho que meus amigos e minha família já estão de saco cheio de eu falar das aulas de música e do cello. Sempre que eu falo sobre o assunto, eu sinto eles rolando os olhos internamente e se fingindo interessados e empolgados só pra não cortar meu clima.

Mas, enfim. Grandes coisas.

Ontem eu fui no meu primeiro ensaio. Não era aula. Não era ficar sentadinha bonitinha, tocando no meu ritmo. Era se acotovelar entre os baixos pra encontrar uma cadeira, dividir a estante e caçar algo pra apoiar a ponta, porque não tinha furo no chão.

Então o maestro deu o sinal de entrada para os violoncelos (é isso que um maestro faz, a propósito, dá o sinal de entrada para cada conjunto de instrumentos, entre outras funções). E socorro.

Falo sério.

Socorro. Eu jurava que sabia essa parte. Meu, em que corda é essa nota?

Um dos professores, do meu lado, me soprava as notas. Okay, tudo bem, um mi, entendi. Mas onde que fica o mi nessa coisa mesmo? E em que parte da partitura tá isso?

Larguei de mão (e levei um xixi indireto, depois) e fiquei só tentando acompanhar na leitura.

Depois do ensaio, os cellos ficaram e ensaiaram. Não era só eu que estava perdida, então, que alívio. Os próprios professores falaram que o maestro poderia ter escolhido uma música mais fácil e fizeram várias caretas ao tentar simplificar para a gente.

No fim, deu certo, eles simplificaram um pouco, mas ainda vamos ter que ensaiar até os dedos caírem.

Agora só preciso descobrir como fazer pizzicato segurando o arco.

Ah, e como sincronizar isso com o TCC.

Um pensamento sobre “Ensaio

Não me siga, eu também estou perdida.

