Vamos brincar de música?

Tive aulas de música no colégio, quando era pequena. Mas ao invés de aprender sobre claves e partituras, eu aprendi hinos. Hino do Rio Grande do Sul, Hino Nacional, Hino da Bandeira e acredito que até o Hino da República. Era legal, mas nada de dó-ré-mi.

Um pouco mais velha, incomodei até ganhar um teclado e fazer aulas particulares. Aprendi onde ficava o dó e que o polegar passa por baixo do dedo 3 quando sobe e o dedo 3 passa por cima do polegar quando desce. Mudei pro violão popular e aprendi o que eram acordes e dedilhados. Tentei ir pro violão clássico e meu cérebro derreteu quando eu tentei ler a primeira partitura. Brinquei muito, mas não aprendi muita coisa, pra ser honesta. Tanto que, até hoje, eu só sei tocar músicas com a mão direita no teclado e se eu souber duas de violão eu estou no lucro.

Então eu sempre gostei muito de música, mas tinha uma dificuldade do cão pra aprender. Era como se fosse uma coisa inalcançável, que eu só poderia apreciar de longe.

Aí conheci músicos. Não galerinha que tem banda de garagem, músicos mesmo, de orquestra. Eu nem sabia que minha cidade tinha uma orquestra antes de conhecer eles. E uma fundação cultural que oferece aulas gratuitas.

Não, pera. Como assim?

Me inscrevi. Pra violoncelo, com aulas obrigatórias de percepção e de canto. E consegui a bolsa. As primeiras semanas foram um pouco assustadoras, já que parece que a maioria das pessoas inscritas tinham entre oito e quinze anos. Continuou indo, e foi indo, e foi indo. Por três meses, até agora.

Já sei ler clave de Sol e de Fá e arranho na de Dó, se precisar. Estou aprendendo a identificar os intervalos. Sei o que são mínimas, semibreves, fusas e colcheias. Aprendi o que é um pizzicato, um espala e, céus, para que serve um maestro.

Ontem fiz prova. Por mais que tenham tentado me acalmar, não teve como a mão ficar firme, não teve como a música sair no ritmo e não teve como conseguir ficar afinada o tempo todo. Mas mesmo assim, recebi elogios.

E autorização pra trazer um cello da fundação pra casa, junto com a declaração indireta de ser a novata mais avançada.

Então é justificável que eu esteja feliz. :)

A única foto que eu tenho com um cello, até agora

A única foto que eu tenho com um cello, até agora

4 pensamentos sobre “Vamos brincar de música?

  1. Que sensacional isso! Violoncelo parece incrível. Eu sempre tive um sonho musical também, mas desisti com o tempo, por pura preguiça de persistir e incapacidade mental (acredito eu). Tentei teclado, sei uma música, e guitarra, que também tinha aula de partitura obrigatória. Desisti no primeiro mês, porque dava calos nos dedos, eu me sentia muito burra tentando ler aquela parada, inutilmente e, enfim, acabei desistindo da missão. Mas sempre fico muito contente em ver que alguém que conheço conseguiu aprender algo legal com música, porque é difícil pra caramba e exige um esforço absurdo! Espero que você consiga aprender mais coisas e que isso te faça feliz!
    Abraços

    • May, te digo pra tentar de novo, se tu realmente gosta. Eu fiquei seis semanas tendo só aula de teoria, e ajudou muuuuuuito. Ainda não sei quase nada e tenho muito pra aprender, mas dessa vez eu vejo as coisas evoluindo e me dá vontade de continuar. É muito legal, e eu recomendo pra todo mundo. :)

  2. Na infância, após o fracasso do ballet, participei de uma Filarmônica, na qual toquei flauta transversal por três anos. Foram os melhores anos da minha vida. Conheci muita gente interessante, carregada de cultura. E podia levar o instrumento para casa também.
    Acho ótimo aprender música. Sim, é um desafio enorme, mas fascina, não é verdade?
    Abraços.

    • Flauta transversal parece ser muito difícil! Música é muito fascinante mesmo, e me arrependo de não ter me envolvido mais cedo, só por medo de não conseguir. É tão encantador, tudo que precisa é um pouquinho de vontade e aí passa a fazer sentido.
      Qualquer hora dessa mostra pra gente você tocando alguma coisa, eu ia adorar ouvir. ;)

Não me siga, eu também estou perdida.

