Dirigindo

Embreagem. Ponto morto. Freio. Parar no sinal vermelho.

Muita gente encrenca comigo por essa mania de colocar o carro no ponto morto. Dizem que estraga o motor, que eu posso perder o controle do carro e que gasta muita gasolina. Mas eu dirijo o mesmo carro desde que tirei a carteira e nunca tive problema mecânico algum, faço 14 quilômetros por litro e sou neurologicamente incapaz de compreender como eu perderia o controle, se o freio funciona da mesma maneira.

Quando o sinal abre, eu engato a primeira e vou. Queria acelerar até 100, 140 quilômetros por hora. Mas estou em perímetro urbano, e tenho um tiquinho de apego à minha vida. Em vez disso, vou a 60, que é o limite tolerado.

Não sei por que, mas dirigir me acalma. Gosto de ir pelo caminho mais longo, por ruas alternativas e dar a volta por toda a avenida principal. Chamamos isso de ir de trevo a trevo, e a maioria das pessoas da cidade acha que fazer isso é uma perda de tempo.

A menos que seja nos finais de semana, principalmente depois das seis da tarde. Aí todo mundo sai para ‘dar bandinha’ e dirige a 5 quilômetros por hora. O que me irrita.

Mas como não é final de semana, então o trânsito flui consideravelmente bem. Consigo dar a volta inteira em vinte minutos.

É uma cidade pequena.

Descarrego as compras do mercado na cozinha, mas não guardo nada, apenas as coisas que precisam ficar na geladeira. Estou em estado meditativo, e toda e qualquer atividade que exija concentração quebra esse estado em milhões de cacos.

Não que eu esteja pensando em qualquer coisa específica.

Não me siga, eu também estou perdida.

