Segure firme, mundo

Nessas minhas noites de insônia (onde minha cicatriz coça demais para que e possa dormir bem), eu me encontro pensando sobre a humanidade.

Já desdenhei muito aqui sobre como as pessoas são covardes e mesquinhas, mas quero compartilhar um pequeno pedaço de bondade que eu vi no mundo, e que me dá muitas, muitas esperanças.

Há pouco tempo, eu tive a oportunidade de participar como tradutora de uma grande mesa de exportação e importação de produtos brasileiros e internacionais, principalmente africanos. Em meio àquelas pessoas que tinham aquela pela cor de café linda, cheia de roupas coloridas e com um sorriso e um sotaque que faziam ser impossível não ficar feliz perto delas. Admito que eu ficava mais pertinho do pessoal de Ghana, porque eles eram os mais simpáticos (desculpa, Tunísia, Iraque, África do Sul, Rússia… Mas aquela senhora de Ghana me dava vontade de abraçar e não soltar mais). Foi nesse momento em que eu ouvi um pequeno trecho de conversa que me aquece nessas noites de insônia.

Ao contrário do que você possa imaginar, os países da África são ricos (e não falo só em cultura, falo em ouro e diamantes também). Eles importam uma quantidade absurda de grãos para seus povos e tudo mais. Mas eles não estavam lá por causa dos grãos.

“O povo tem fome”, a mulher extremamente abraçável dizia. “Mas também tem terras férteis e vontade de trabalhar. Não adianta levarmos grãos para eles, eles comem os grãos e a fome volta. Precisamos levar a tecnologia para termos nossos próprios grãos. Precisamos ser capazes de alimentar nosso próprio povo.”

E ver um representante de um país falar isso… Uau. Foi um dos melhores dias da minha vida.

Não me siga, eu também estou perdida.

