Isso, Mariana, inventa

Enfiei na minha cabeça que eu vou aprender russo. Nem lembro mais porque. Acho que alguém tinha me dito que “Bocorny” era um sobrenome russo…

Preciso explicar aí que ninguém sabe direito a origem desse sobrenome. Ninguém me dá uma resposta definitiva quando eu pergunto. Dizem que é porque na época em que meus antepassados vieram pra cá (lá por 1700 e alguma coisa) a Europa tava confusa e com crise de identidade. Então quando dizem ‘lá da Alemanha’ as vezes pode significar Polônia, Bielo-Rússia, República Tcheca ou Austria.

Há pouco tempo também surgiu um documento com uma árvore genealógica da minha família (por parte de pai, que é o Bocorny), mas sem informações físico-geográficas apuradas.

Resta a dúvida… Mas, pensemos de maneira prática, então. Esquecendo a linha familiar e indo para uma linha prática e física. Apenas um punhado de pessoas fala alemão, polonês ou checo. Menos ainda falam bielo-russo, mas ele é razoavelmente compreensível para falantes de russo.

Sendo mais prática ainda, vejo o mundo como um mapa de War. Com o domínio do inglês e do português (e o pouco que eu arranho em espanhol), eu tenho vários territórios conquistados. O russo me conquistaria mais uma boa parte do tabuleiro.

Aí eu baixei um curso de russo… E é difícil pra caralho.

Ya nie panemayio pa rusky.

Pelo menos já aprendi a dizer que eu não sei falar russo. Próximo passo é aprender a perguntar “Onde fica o McDonalds?” e “Número 1”.

Um pensamento sobre “Isso, Mariana, inventa

  1. Lá na faculdade existe a habilitação em russo. Várias pessoas se interessam por causa da literatura. Considero de uma coragem sem limites estudar uma língua tão difícil por causa da literatura. Imagina por questões familiares/War?
    Quando aprender mais, me diz se vale a pena? Só saio das línguas latinas pro holandês.
    Beijo, Mari!

Não me siga, eu também estou perdida.

