A Garota em Chamas

Jogos Vorazes foi um dos raros casos em que eu vi o filme antes de ler os livros.

(O Guia do Mochileiro das Galáxias também, e essas duas séries estão no topo dos meus favoritos, acho que vou fazer isso de ver o filme antes de ler o livro com mais frequência)

Também foi um dos raros casos em que a minha ansiedade por saber o que iria acontecer a seguir foi tão grande, mas tão grande, que eu me vi lendo no computador.

(Outras séries que me deixaram assim foram Harry Potter, A Mediadora e… Eu acho que só. Até Game of Thrones eu me segurei.)

O caso é que eu acho Jogos Vorazes espetacular. A Suzanne Collins usou da experiência dela em ter trabalhado na televisão muito bem. As metáforas para o mundo atual e as críticas ao comportamento humano. Tudo. É tudo muito bom. Mas o que mais me fascinou foi a profundidade dos personagens. Eu conheço eles, nutro carinho e admiração por alguns, asco por outros e pena da maioria… Mas é simplesmente impossível deixar de sentir alguma coisa por eles.

Por mais que a minha paixão tenha vindo do filme e se estabelecido no livro, eu entendo que o filme tem algumas falhas. Como a Prim ser covarde ao extremo ou não explicar a complexidade do relacionamento da Katniss com o Peeta… Mas eu entendo essas escolhas para facilitar a narrativa e abençoo o Gary Ross por não ter escolhido colocar voice over, narração. É um dos poucos filmes da atualidade em que você tem que olhar para o ator e entender o que ele está sentindo e não uma coisa do tipo a pessoa olha para comida e diz “estou com fome”. Está tudo implícito, e o público é capaz de entender perfeitamente o que está acontecendo.

Eu devorei os livros em dois ou três dias e estou louca pelo próximo filme. E queria muito mais histórias desse universo, mas acho que a Suzanne encerrou perfeitamente. Com aquele gosto de “quero mais” que todas as grandes séries deixam.

 

(é, meio bem fora de época, mas estava zapeando pelo IMDB e me deparei com as imagens dos posteres para o filme. vai estrear dia 22 de novembro e eu preciso ir.)

Não me siga, eu também estou perdida.

