Aos amigos virtuais

No bate-papo do Terra que eu conhecia pessoas que moravam muito longe, isso no longínquo ano de 2001. Já naquela época era necessário se livrar de pessoas bizarras aos montes para encontrar uma só pessoa legal.

O legal daquela época era que o pessoal respeitava a idade que dizia nas salas, então eu conversei com várias pessoas que tinham (ou, pensando bem, diziam ter) a mesma idade que eu. Raríssimas dessas pessoas eu troquei e-mails e pude chamá-las de ‘amigos virtuais’. É, naquela época era comum se comunicar por e-mails.

Até que veio o MSN (eu tive ICQ, mas nunca tive ninguém para conversar nele, e em 2001 a flor verde já era velha) e as conversas se tornaram mais frequentes e dinâmicas. Orkut, logo depois, virou febre e todo mundo se mandava depoimentos lindos, com maravilhosas declarações de amor pra pessoas que nunca viram, mas sabiam que eram almas gêmeas.

A primeira amiga virtual que eu tive eu conheci nesse chat do Terra, e depois a vi, pessoalmente, no lugar mais mágico do mundo: Disney. Foi um abraço rápido, um “você existe!” desajeitado e uma das últimas vezes que a gente se falou.

Não que tenhamos brigado ou algo do tipo, simplesmente perdemos contato. Isso acontece mais vezes que deveria, mas acontece.

Mas o mágico desse tipo de amizade, não das virtuais, mas das que são verdadeiras, é que podem se passar oito anos e a gente ainda nutre o mesmo carinho por essas pessoas, e um simples “oi” vira pano de fundo para uma conversa de três horas sem interrupção.

Um grande abraço a todos os meus amigos verdadeiros, e eu acho que posso dizer que a maioria deles é virtual. Que nós nunca percamos contato, mas, se perdermos, que consigamos conversar por horas a fio anos depois como se nem um minuto tivesse passado.

Não me siga, eu também estou perdida.

