Vamos para Cabul

A minha locomoção limitada fez com que eu me voltasse novamente aos livros. O que não foi ruim, já que eu estava bem afastada das minhas leituras.

A vítima da vez foi O Livreiro de Cabul, da Asne Seierstad, uma jornalista norueguesa. Não é um romance, mas um livro-reportagem, onde a Asne relata os três meses que viveu com a família ‘Kahn’ com uma maestria assustadora. As descrições dos pensamentos, dos lugares e dos sentimentos, talvez, seja exagerada para um relato jornalístico, mas as impressões e a imersão que ela causa no leitor são… uau.

Mergulhei no livro e saí dele em três dias. A noite, eu sonhava que era uma das personagens do livro e que tinha sido ‘vendida’ para um casamento com um homem septuagenário, mas que mentia a idade e aí eu tinha uma balança que diria a idade verdadeira. É, era um sonho.

Asne passou três meses com a família ‘Kahn’, mas contou as histórias que ouviu e presenciou, então o livro é muito maior que esses três meses. Factóides maravilhosos sobre a cultura afegã e muçulmana são esclarecidos, como o uso da burca e a dita superioridade masculina. Não sei como foi que ela conseguiu tantas histórias dos membros da família, histórias tão íntimas e pessoais que parece que foram escritas pelos próprios personagens.

Eu recomendo a todos, é de uma leitura fácil e de cultura riquíssima.

Um pensamento sobre “Vamos para Cabul

  1. Já ouvi falar desse livro mas nunca soube exatamente sobre do que se tratava. Adoro histórias que contam um pouco de culturas diferentes das nossas.
    Beijão, Mari!! E amei a tua foto de topo! =D

Não me siga, eu também estou perdida.

