O iminente fim do mundo

Muita coisa aconteceu e eu tenho muitos assuntos para falar por aqui, mas decidi falar sobre o fim do mundo de acordo com a profecia Maia.

Eu gosto de coisas esotéricas, sempre gostei. Sei ler cartas de Tarô (para os outros, é praticamente impossível ler cartas para si mesmo, é como um terapeuta se auto-analisar) e entendo que elas são apenas perguntas diferentes para o mesmo problema, nunca são a resposta. Gosto de olhar para as estrelas e imaginar que alguém consegue prever o futuro naqueles pontinhos brilhantes (e saber que um cometa vai passar tal dia e tal hora em tal lugar não é prever o futuro?). Acho legal analisar sonhos e acho sim que eles tem um significado escondido.

Pensando no assunto, eu diria que o ser humano é uma criatura muito poderosa e sensitiva, mas que não sabe e nunca saberá lidar com tamanho poder, então tem uma parede o bloqueando. Do lado de lá dessa parede fica o nosso subconsciente ou algo do tipo. Sei lá.

Os Maias viam o tempo de uma forma cíclica, enquanto nós vemos de uma forma linear. O que eu acho idiota, porque faz bem mais sentido ver o tempo de forma cíclica. A gente nasce, cresce e morre, certo, e acabou? Onde tá o ciclo nisso, Mariana? O ciclo tá em que outra pessoa vem, nasce, cresce e morre. Tudo se repete e não existe nenhuma experiência verdadeiramente única (saudade das aulas do Benami).

Seja como for, antes eu falei de Tarô. Uma das cartas é A Morte. Quem é leigo morre de medo dessa carta, mas ela é a minha favorita. Morte não significa o fim, mas sim um recomeço. Mesmo que você seja completamente ateu, tem que concordar que a morte é um recomeço, nem que seja um recomeço no nada.

Gosto da carta da Morte porque ela renova as coisas. Significa que o que aconteceu não pode ser mudado, mas você tem a escolha do que irá acontecer.

Eu queria acreditar que o dia 21 de dezembro de 2012 seria o fim do mundo como conhecemos ou simplesmente o fim do mundo, assim como eu queria acreditar que todos os acontecimentos do universo são controlados. Eu queria que tudo mudasse, que acontecesse alguma coisa extrema que fizesse a diferença na vida da humanidade como um todos. Porra, que fizesse diferença na minha vida!

Mas no fundo eu sei que a Terra vai girar, o sol vai nascer e se por, em algum lugar vai fazer sol e em outro vai nevar, gente vai nascer e morrer, alguém vai acordar atrasado para o trabalho enquanto outro alguém é demitido… E a carta da Morte vai continuar no baralho e ninguém vai recomeçar.

Já eu vou olhar para o céu, fechar os meus olhos e esperar por um fim que nunca virá e torcer por um recomeço que ninguém quer fazer.

Nem eu.

Um pensamento sobre “O iminente fim do mundo

Não me siga, eu também estou perdida.

