Com apenas $6 por semana

Vou admitir uma coisa aqui que provavelmente será a minha ruína: eu não sei morar em cidades grandes. Cruzes, Canberra é uma coisa com menos de 300 mil habitantes e eu já tenho problemas por aqui, imagina se fosse em algum lugar com sete dígitos de habitantes? Problema.

Sou um alvo fácil. Não para assaltos ou esse tipo de coisa. Pior. Para instituições de caridade.

O Tom foi legal. Me cumprimentou e perguntou se eu estava voltando do trabalho. Eu disse que estava voltando da aula e ele falou “vish, então nem vou te incomodar, sei que universitário passa por perrengue brabo quanto a dinheiro”. Foi realmente legal falar com ele, ainda mais porque ele entendeu e não insistiu.

O James foi insistente. Queria que eu me alistasse naqueles negócios tipo Amnesty Army e me inscrevesse para doar dinheiro para ajudar crianças da República Democrática do Congo. Eu era a candidata perfeita, porque apenas pessoas maiores de 21 podiam participar. Então, eu estava interessada? Dei um sorriso amarelo e disse que ia pensar no assunto, claro.

Quando o Oudry, também desse Amnesty, tentou aplicar o mesmo golpe, eu menti que tinha 20 anos. Não satisfeito, ele ficou dando em cima e pediu meu telefone.

Com a Sarah foi difícil, ela era britânica e entender o sotaque foi complicado, mas ela foi parecida com o Tom, ainda mais quando eu falei que era bolsista. Disse que entendia e que não veio estudar pra cá por causa dos preços. Me desejou tudo de bom e me disse ‘tchau’.

Agora, a Megan… Eita, Megan. Vinte minutos me explicando três ações em três vilarejos diferentes na Etiópia. Tentei jogar o papinho de estudante pra ela, mas ela estava preparada. “Tem um plano para universitários em que você doa só $6 semana, que já é o bastante para alimentar uma família por um mês”. O sorriso amarelo e dizer que ia pensar não funcionou. Tive que dizer um não bem definido, que me partiu o coração.

Não me veja como uma má pessoa, caro perdido. Eu já participei de vários trabalhos voluntários e arrecadação de dinheiro para sociedade, sempre apago as luzes para economizar, ajudou velhinhas a atravessar a rua (sério, já fiz isso) e só tiro a pele marrom da cebola, para não desperdiçar alimento. Mas…

Passei 20 minutos tentando escrever uma continuação para esse ‘mas’, mas em todas elas eu saía parecendo um monstro que não se preocupa com os outros e que não quer ajudar.

Talvez eu seja. Ou talvez eu prefira ajudar com outras coisas. Como na organização da festa de angariação de fundos do patronato da minha cidade, servindo cachorros-quente para crianças de comunidades carentes no dia das crianças, participando do Papai Noel dos Correios ou sei lá o que. Mas quando se trata de dinheiro vivo…

É isso. Eu sou um ser humano terrível que não quer ajudar com $6 por semana.

Talvez eu leve aquele ditado de dar o peixe e ensinar a pescar a sério demais.

2 pensamentos sobre “Com apenas $6 por semana

  1. $6 por semana é muita coisa gente! Dá cerca de $24 por mês e isso dá pra, no mínimo, dois bons almoços! Eu também não doaria não, embora apoiasse a causa. Sou pão dura mesmo. Se fosse $6 por mês eu doava, mas por semana é querer demais da minha boa vontade! E eu aprendi que é melhor você dar comida de verdade pras pessoas que passam necessidade perto de você ao invés de ficar enviando pros outros lá de longe, mas bem, não sei se isso rola aí, não sei se tem tanto pobre aí quanto tem aqui, mas enfim, enfim… adoro enfins, rs
    Abraços moun amour <3

  2. Estou com a May nessa história também. Acho mais válido você fazer o que está mais ao seu alcance e mais perto de você do que doar para algo que, por mais que você confie na instituição, está longe dos seus olhos. Outra coisa que eu acho: ajuda quem quer, não gosto nada dessa gente que tenta forçar a barra, perco até a vontade de contribuir, de verdade.

    Beijos.

Não me siga, eu também estou perdida.

